Perguntas Frequentes

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas, Sábado das 9h às 12h.
Realizamos nascimento, casamento, união estável e óbito. Emitimos certidões de registro civil de todo país. Fazemos, também, reconhecimentos de firma, autenticação de cópias, procurações públicas, apostilamento de Haia e emissão de certificado e-notariado.
O Cartório Indianópolis aceita pagamentos em dinheiro, PIX, cartão de débito e crédito, inclusive mediante parcelamento do valor dos serviços, com o repasse das taxas administrativas.
As formas mais comuns de emissão de certidão são: breve relato (mais comum, constam as principais informações do registro) e inteiro teor (consta todo o teor do registro, mais comum nos casos de cidadania).
Os registros são públicos, então qualquer pessoa pode solicitar certidão de outra, sem provar interesse e grau de parentesco. Caso a certidão seja em inteiro teor, será necessário preencher um requerimento específico solicitando a certidão (em alguns casos, só será possível a emissão a pedido do próprio registrado). Se for certidão em breve relato, não há necessidade de requerimento.
A certidão em breve relato solicitada presencialmente é emitida na hora. A certidão em inteiro teor é emitida no prazo de até 5 (cinco) dias úteis.
O valor pago pelo cliente no cartório é tabelado por lei. Para o ano de 2024, uma certidão em breve relato custa R$43,01, mais R$21,51 por anotação/averbação existente no registro. A certidão de inteiro teor custa R$86,29.
Irá depender da certidão desejada. No caso de certidão em breve relato, disponibilizamos os seguintes meios: pessoalmente ou através da plataforma www.registrocivil.org.br. Se o registro foi realizado no Cartório Indianópolis, mas você reside longe, pode solicitar ainda no cartório mais próximo da sua residência. Pelo site acima, é possível solicitar a certidão em formato físico (para retirada no cartório ou envio pelos Correios) ou até mesmo de forma eletrônica. No caso de certidão em inteiro teor, a solicitação deve ser feita pessoalmente ou através do e-mail certidoes@24cartorio.com.br. Lembrar que no caso de certidão em inteiro teor, deverá ser preenchido requerimento.
Sim, através do Cartório Indianópolis é possível solicitar certidões de registro civil de outros cartórios, ainda que de outros Estados. Nesse caso, o valor a ser pago varia conforme o Estado onde será expedida a certidão. O Cartório Indianópolis irá emitir sua certidão no papel de segurança para ser usada conforme a finalidade desejada.
Sim, realizamos apostilamentos de Haia tanto fisicamente quanto virtualmente. O custo para o ano de 2024 é de R$151,05 por documento.
O Cartório Indianópolis costuma realizar os apostilamentos na hora, salvo grandes demandas ou acúmulo de serviço.
Sim, o Cartório Indianópolis realiza procurações públicas, tanto na forma tradicional quanto na forma eletrônica (através do sistema e-notariado). Nesse último caso, devem ser conferidas regras de competência para lavratura da procuração.
O casal deve realizar a habilitação do casamento perante o cartório de residência de um dos nubentes. Para conferir o cartório responsável pela sua residência, conferir o seguinte link: https://www.arpensp.org.br/localize-um-cartorio. Mesmo que não sejamos os responsáveis, você pode casar conosco, pois a celebração pode ser realizada por qualquer cartório do Brasil.
A lista de documentos necessários para a habilitação consta no nosso site na aba “Registro Civil > Casamento”. Quanto às testemunhas, sim, os pais ou parentes podem ser testemunhas do casamento. Qualquer pessoa maior de 18 anos, capaz, com documento de identidade original e que permita a identificação, pode ser testemunha.
Não, o que pode ser feito é a substituição da presença física delas por uma declaração com firma reconhecida. O modelo também está disponível no nosso site.
O Cartório Indianópolis realiza os casamentos às quartas-feiras e aos sábados, em cartório, e em diligência, nos demais dias.
O valor pago pelo cliente no cartório é tabelado por lei. Para o ano de 2024, o valor do casamento no cartório é de R$557,06. Para casamentos em diligência, ou seja, fora do cartório, o valor é de R$1.815,70.
Sim, por uma determinação das Normas Extrajudiciais do Estado de São Paulo, as certidões devem ter sido emitidas há no máximo 90 (noventa) dias. Caso ultrapassado esse prazo, deverá ser solicitada nova certidão.
A consulta dos cartões de assinatura do Cartório Indianópolis encontra-se disponível em nosso site na aba “Consultas > Consultas Reconhecimento de Firma”.
Depende. Se o reconhecimento da assinatura for por semelhança, não é necessário. Se o documento exigir reconhecimento por autenticidade, aí sim a presença dela será imprescindível, pois deverá assinar também o livro do Cartório.
O valor pago pelo cliente no cartório é tabelado por lei. Para o ano de 2024, nos casos de reconhecimento de firma por semelhança, o valor é R$8,23 ou R$12,60 por assinatura, conforme o conteúdo do documento. O reconhecimento por autenticidade tem preço único: R$21,07 por assinatura.
Deve ser apresentado documento de identidade (RG, CNH, passaporte, carteira de exercício profissional ou CTPS, modelo atual e informatizado) em boas condições e que permita a identificação do portador (foto recente). Não é necessário apresentar comprovante de endereço.
A abertura de firmas no Estado de São Paulo tem apenas o custo da cópia do documento pessoal, ou seja, R$0,92.
Sim, imprimimos. Você nos enviará o documento por e-mail para impressão e reconheceremos a assinatura.
Não há previsão normativa para encerramento do cartão de assinatura de determinada pessoa por vontade própria.
O reconhecimento por semelhança de assinatura de pessoa falecida é possível.
Os cartórios não ficam com cópia dos documentos que reconhecem firma. Nos casos de reconhecimento por autenticidade, é possível emitir uma certidão constando os principais dados do documento que teve a assinatura reconhecida.
Não, não é necessário o comparecimento conjunto. As partes podem comparecer em momentos diferentes e até mesmo realizarem o reconhecimento das assinaturas em cartórios diferentes.